- Área: 160 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Gonzalo Viramonte
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada numa nova urbanização na periferia da cidade. O projeto tem a intenção de ser percebido como uma intervenção correta e ordenada. Uma pausa num contexto com muito ruído visual.
Ao percorrer o espaço interior da residência, compreende-se que a sequência espacial está ordenada pela arquitetura. Estrutura é forma, espaço e movimento. Numa tentativa de reduzir, mas sobretudo controlar os custos, trabalhou-se com elementos modulares econômicos, o bloco de concreto, e por outro com materiais que não requeriam trabalhos posteriores ou manutenção como o concreto armado aparente e chapa sinusoidal pré-pintada. As envolventes exteriores são compostas por um painel misto de blocos de concreto e perfis metálicos com placa de gesso interior, que oferece um ótimo isolamento térmico.
O projeto é ordenado pro meio de uma camada dupla de tabiques paralelos em contato com o solo, no sentido leste - oeste, sobre a qual se localizam quatro vigas no sentido transversal. Enquanto os tabiques definem os espaços, entre eles encontram-se os telhados de uma água que alternam suas inclinações.